http://inventariogeesp.cetesb.sp.gov.br

3º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo

 

RELATÓRIO DE REFERÊNCIA DE EMISSÕES E REMOÇÕES DO SETOR DE USO DA TERRA, MUDANÇA DO USO DA TERRA E FLORESTAS (2011 A 2015)

Início da Consulta: 20 de julho de 2017

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e a SMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente apresentam ao público o inventário de “Emissões e Remoções do Setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (2011 a 2015)”.

Realizado no âmbito da Unidade de Gestão Local do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (SMA) em parceria com o Programa de Mudanças Climáticas (PROCLIMA) da CETESB, com recursos de financiamento do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o presente relatório foi elaborado pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) e contou com a revisão técnica da Dra. Thelma Krug (INPE), que atualmente é uma das vice-presidentes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

A FUNCATE é uma instituição com mais de 35 anos, com uma vasta experiência na área de gestão e desenvolvimento de pesquisas na área de sensoriamento remoto. Esta experiência se aplica também na área de Inventários de Uso da Terra, Mudanças de Uso da Terra e Floresta. É a instituição responsável pelas três edições já publicadas do inventário nacional, além dos dois inventários estaduais neste setor.

A presente publicação, disponibilizada agora para CONSULTA PÚBLICA, é uma sequência do primeiro e segundo inventários de “Emissões e Remoções do Setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas”, que estimaram as emissões e remoções no estado de São Paulo entre os anos de 1994 a 2011. Este estudo aborda o período de 2011 a 2015 e segue as normas preconizadas pelo IPCC.

Seguindo as tendências detectadas nos inventários anteriores, este estudo identificou para o período de 2011 a 2015 que as remoções líquidas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera pelas florestas e recuperação de áreas degradadas são mais expressivas, por exemplo, que emissões causadas pela transição de áreas florestadas para outros usos. Este resultado indica que os esforços para preservação e conservação da biodiversidade devem ter continuidade, pois contribuem com a conservação de recursos hídricos e aumentam o estoque de CO2 nas florestas do Estado.

Os interessados em contribuir com o processo de consulta pública deste documento deverão preencher o formulário disponível abaixo juntamente com o relatório, identificando o autor da contribuição, qual parte do texto está sendo comentado, o texto alternativo sugerido e ou possíveis comentários ou contribuições. O formulário deverá ser preenchido e enviado para pic_cetesb@sp.gov.br.

 

Consulta Pública – Relatórios de Referência:

Emissões e Remoções do Setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (2011 a 2015)

 

Contribuição:

Formulário de Contribuição